As medidas que estamos a adotar na Verallia para alcançar um mundo sustentável também têm impacto no nosso dia a dia. Preocupamo-nos com o ambiente e também com as pessoas, com especial atenção para os grupos mais expostos e sensíveis.

35%

de mulheres

com funções executivas ao nível do Grupo até 2025

4,5%

dos colaboradores

com deficiência até 2025

A diversidade e a inclusão promovem a inovação, a criatividade e a produtividade.

Na Verallia, o respeito pelos direitos humanos é também uma garantia do desempenho empresarial. Mais um bom motivo para que todas as empresas se comprometam com esta causa.

O respeito pelas pessoas e a adoção de boas práticas na preservação do meio ambiente são alguns dos nossos princípios. O código de ética do Grupo Verallia tem o compromisso de respeitar a Declaração dos Direitos Humanos das Nações Unidas e também as convenções da Organização Internacional do Trabalho. A nossa adesão ao Pacto Mundial das Nações Unidas é uma prova desse nosso compromiso.

Esta missão desafia-nos a ir mais longe e a promover um sistema de cooperação inclusivo, abarcando todos os tipos de perfis e garantindo que os nossos colaboradores são sensibilizados para as múltiplas vantagens que a diversidade traz à nossa atividade enquanto empresa.

Trabalhamos também no sentido de dinamizar cada vez mais as equipas mistas ( compostas por mulheres e homens) e por outro lado, contratar pessoas com deficiência. Para isso, contamos com uma equipa especializada que desenvolve um conjunto de medidas específicas que permitem tornar este nosso objetivo numa realidade.

VERALLIA IBERIA DOA 300.000 EUROS EM 2021

A Verallia Iberia, alinhada com a sua estratégia de sustentabilidade "Re-imagine o vidro para um futuro sustentável", doou € 300.000 para ações de Responsabilidade Social e Corporativa em 2021.

Este envolvimento e compromisso da Verallia em alcançar os seus objetivos sociais e ambientais obrigou-nos a adotar uma nova abordagem e a refazer muitos processos, desde o transporte das nossas embalagens até à adaptação dos nossos métodos de produção. Essas ações foram e são importantes para a prossecução dos nossos objetivos, assim como o investimento social efetuado fora do nosso âmbito empresarial. Por isso, o ano de 20021 ficou marcado pela doação de 300.000 Euros para ações de Responsabilidade Social Corporativa.

Todos os centros ibéricos da Verallia (Azuqueca, Zaragoza, La Sede, Burgos, Sevilla, Montblanc, VICSA e Mondego) estiveram envolvidos no apoio às comunidades locais, com iniciativas de apoio à inserção social e laboral, sempre numa lógica de combate contra as mudanças climáticas.

Descubra neste vídeo quais as entidades e associações que ajudámos em 2021. Toda a equipa da Verallia tem orgulho em fazer parte desta mudança.

Projeto de Diversidade e Inclusão com a Fundação Adecco

Em 2020, Verallia IBERIA desenvolveu o projeto ´CEO para a Diversidade` e também o "Projecto Inclusão e Diversidade" com a Fundação Adecco. O objetivo que queremos alcançar é aumentar os rácios de diversidade, inclusão e igualdade no nosso próprio grupo.

Estávamos a fazer muitas coisas positivas no nosso dia a dia, mas sentimos a necessidade de refazer outras. Por este motivo, chegámos a um acordo com a Fundação Adecco e estabelecemos alguns objetivos claros para nós próprios:

• Aumentar a contratação de pessoas com deficiência.
• Aumentar a contratação de mulheres, especialmente aquelas que se encontram em situações vulneráveis.

O nosso dever, como empresa empenhada, é fazer deste mundo um lugar mais inclusivo e seguro para toda a sociedade.

A Proteção do Planeta: A brincar é que nos entendemos!

Na Verallia sabemos a importância da influência dos filhos nos comportamentos dos seus pais; sobretudo no que respeita a temas como a reciclagem e a proteção do planeta.

Com o objetivo de aumentar o envolvimento e o interesse das crianças para as melhores práticas sobre sustentabilidade, a Verallia desenvolveu um projeto baseado numa componente lúdico-prática, onde os mais novos iam descobrindo e explorando conceitos-chave sobre a educação ambiental, como a importância dos 3 R´s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).

A urgência de colocar estes conceitos em prática e influenciar os comportamentos dos mais velhos no dia-a-dia em suas casas foi um dos objetivos nesta ação de sensibilização, que disponibilizou a todos os participantes um livro com o resumo dos conceitos aprendidos.

Esta foi mais uma iniciativa da Verallia na aproximação mais ativa da comunidade local à sua unidade industrial, comunicando e sua estratégia em prol de um desenvolvimento mais sustentável.

Sete anos consecutivos a trabalhar em prol da solidariedade

No dia 9 de setembro de 2021, foi realizada a 7ª edição da campanha de solidariedade da Verallia Portugal “Regresso às Aulas Solidárias”, tendo sido efetuada a entrega de 500 kits escolares aos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico.

Na Verallia, um dos compromissos que assumimos é o de construir uma sociedade mais solidária e uma comunidade mais ativa. Neste sentido, desenvolvemos em diferentes pontos do mundo, campanhas idênticas à que realizámos no dia 9 de setembro de 2021 na Figueira da Foz, onde se situa a nossa fábrica em Portugal.

Os representantes dos 4 Agrupamentos de Escolas da Figueira da Foz levantaram os 500 kits escolares nas instalações da Verallia Portugal.

Premiamos três modelos de garrafa de vinho que se destacam nas prateleiras em todo o mundo

Na 8ª edição deste concurso de Design e Criação em Vidro foram premiados os desenhos mais originais, numa edição conjunta realizada por Espanha e Portugal, tendo participado 171 alunos de nove escolas prestigiadas.

O desafio lançado pela Verallia aos alunos de desenho desta 8ª edição do concurso consistia em criar um modelo padrão de garrafa de vinho, destinado à exportação, tendo em consideração as novas tendências e os consumidores, com um rótulo personalizável.

O primeiro prémio foi atribuído ao trabalho de Nata Vallés, intitulado “ARCO”. Um design inspirado na arquitetura e simplicidade, com um rebaixo subtil na base que lhe confere um toque de modernidade e elegância. Na versão Premium apresenta, na base, linhas gravadas, de diferentes alturas, que conferem à garrafa maior elegância e dinamismo.

Clara Vendrell e Nagore Celada ganharam o segundo prémio com o trabalho “ARKHÉ”, uma obra inspirada nos terrenos vulcânicos e áridos de El Hierro (Ilhas Canárias). O terceiro prémio foi atribuído ao trabalho “GUERNI-K” de Sofia Martin e Antonio Riballo, inspirado no carvalho icónico da localidade de Guernica, na província de Biscaia.

Clique aqui e fique a conhecer os desenhos de todos os participantes.