Há um objetivo comum para governos, empresas e pessoas: não aumentar a temperatura média global do planeta em mais de dois graus. Na Verallia, estamos a colocar todo o nosso know-how e o nosso espírito para o conseguir.

Na Verallia, o sonho comanda a vida. Com boas ideias e sensibilização para a sustentabilidade

Uma colaboradora da Verallia sonhou e o seu sonho tornou-se realidade. Um projeto que começou na sala de aula da sua filha de 4 anos, com a sensibilização das crianças logo desde o pré-escolar para o tema da reciclagem. Um sonho que fez o seu caminho desde 2017, tendo já conquistado a distinção de ´Melhor Prática Ibérica` no âmbito do programa Verallia Industrial Management (VIM).

Este é um bom exemplo do envolvimento de todos os stakeholders da Verallia em projetos alinhados com a estratégia de sustentabilidade da empresa.

Este roadshow, batizado ´Garrafita vai às Escolas`, ganhou ainda mais tração com o lançamento da mascote ´Garrafita`, que faz todos os anos as delícias das crianças e é já uma referência na zona centro do país. impactando mais de 600 crianças.

-20 %

de redução na nossa pegada de
carbono na Península Ibérica

Todas as nossas fábricas na Península Ibérica já funcionam com 100% de eletricidade verde.

Passo a passo, estamos a fazer e a refazer os nossos processos para reduzir a pegada ambiental das garrafas e frascos de vidro. Desde este ano, temos assegurado 100% do nosso consumo de eletricidade através de energias renováveis.

A electricidade verde é aquela que provém de fontes não fósseis, ou seja, de fontes como a energia eólica, solar, aerotérmica, geotérmica, hidroeléctrica, biomassa, biolíquido e biogás, entre outras.

Utilizando apenas este tipo de fontes, reduziremos a nossa pegada de carbono em aproximadamente 20%, o que corresponde ao Alcance 2, que é a meta para as emissões de CO2 associadas ao consumo de energia elétrica.

Cava Ecova Tradição, uma nova garrafa de cava que minimiza as emissões de CO2

Na Verallia, reduzimos o peso da tradicional garrafa de cava. O novo desenho não altera a qualidade do recipiente nem, claro, as condições de elaboração e conservação da cava. No entanto, ajuda a reduzir as emissões de CO2.

A nossa nova garrafa pesa apenas 775g e é capaz de resistir às exigências do método tradicional de produção.

Esta garrafa, da nossa gama Ecova, reduz as emissões de CO2 em 14% em comparação com uma garrafa de 900g. Além disso, uma garrafa mais leve também tem um impacto positivo no transporte. Pesando menos, utiliza menos combustível e reduz as emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera.

125g

mais leve

-14%

de emissões de CO2

Soalheiro e Verallia lançam garrafa mais leve e mais amiga do ambiente

Com o objetivo de solidificar a sua estratégia de sustentabilidade, o conhecido produtor de Melgaço encontrou na Verallia o parceiro ideal para desenvolver uma nova garrafa num formato inovador, que lhe permite reduzir as emissões de CO2.

Num projeto ambicioso e desenvolvido à medida, a Verallia idealizou e concebeu uma nova garrafa para o icónico Soalheiro; numa solução que permitiu reduzir a pegada carbónica do transporte e da produção. Esta nova garrafa, que tem menos 19% de vidro na sua produção, permite também uma importante redução de quase 8,5 vezes no impacto no transporte das garrafas desde a fábrica (anteriormente no centro da Europa) até ao destino final. Segundo Luís Cerdeira, a adoção deste tipo de garrafas em toda a gama Soalheiro “permitirá uma poupança estimada anual de 56 toneladas de vidro”.

As embalagens também foram repensadas para reduzir 39% do consumo de cartão, provenientes de florestas geridas de modo responsável (certificado FSC).  A nova caixa tem capacidade para 6 garrafas e pode ser reutilizada como “garrafeira”.