Há um objetivo comum para governos, empresas e pessoas: não aumentar a temperatura média global do planeta em mais de dois graus. Na Verallia, estamos a colocar todo o nosso know-how e o nosso espírito para o conseguir.

-46%

na redução

de emissões até 2030

2/3

das matérias

primas para a produção de novas garrafas em 2030 será proveniente de vidro reciclado

A Verallia foi distinguida com uma medalha de platina pelo seu compromisso com a sociedade e com o meio ambiente.

Esta distinção posiciona-nos na faixa de 1% das 85.000 empresas mais bem pontuadas em termos de responsabilidade social e ambiental.

Na Verallia, trabalhamos todos os dias com o objetivo de implementar ações que permitam uma redução progressiva das emissões de CO2. Calculamos que até 2030 teremos reduzido as nossas emissões em 46% em relação a 2019, atingindo uma taxa de uso de casco de vidro de 66%; ou seja, dois terços da matéria-prima utilizada na produção serão provenientes de vidro reciclado.

Estes dados comprovam o nosso compromisso e foram levados em consideração pela EcoVadis, plataforma independente de avaliação de sustentabilidade empresarial global, que decidiu atribuir-nos a medalha de platina neste segmento.

A Verallia continuará o seu trabalho na dinamização das melhores práticas de defesa do meio ambiente, dos direitos sociais e humanos, e também da ética e compra responsável. Este é o caminho que decidimos percorrer para alcançar o nosso propósito: “Reimaginar o vidro para construir um futuro sustentável”.

-90%

de redução

nas emissões em relação ao diesel

Mudámos o nosso meio de transporte para irmos mais longe no cuidado do nosso planeta.

Na Verallia decidimos começar a trabalhar com camiões movidos a gás natural, capazes de reduzir as emissões de CO2 em 90% relativamente ao diesel. Uma nova política que nos vai ajudar a minimizar a nossa pegada carbónica.

Um dos objetivos que temos na Verallia é reduzir as emissões de CO2 em todos os processos da nossa atividade, desde a produção de embalagens de vidro até ao seu transporte para as fábricas dos nossos clientes.

O transporte, uma das atividades com maior impacto no aquecimento global, deve ser reformulado e por isso passámos a usar na frota da Verallia camiões movidos a gás natural.

Além de terem a nossa marca em ambos os lados, na frente da cabine do camião damos destaque à frase “Movido a gás natural”, uma mensagem que nos lembra que cuidar do planeta deve ser uma prioridade.

-50%

de redução

na pegada de carbono

fábrica europeia

a produzir recipientes de vidro com fornos 100% elétricos

A fábrica da Verallia em Cognac é pioneira na produção de vidro com fornos 100% elétricos

Já a partir de 2024, a fábrica da Verallia, na cidade francesa de Cognac será a primeira unidade do grupo e na Europa a produzir embalagens de vidro utilizando fornos 100% elétricos.

O compromisso da Verallia em reduzir ao máximo as emissões de CO2, contribuindo assim para travar o problema do aquecimento global, passa por pôr em marcha o seu plano de ação. Uma estratégia que inclui a construção de dois fornos totalmente elétricos na sua unidade produtiva de Cognac.

Este projeto, que estará concluído num espaço de apenas 2 anos, tornará esta fábrica da Verallia na primeira unidade na Europa com estas características.

Com esta tecnologia, a pegada carbónica das garrafas produzidas nesta fábrica será reduzida em quase 50 por cento.

A nova garrafa de 18,7cl reduz em 22% as emissões de CO2

O Centro Técnico da Verallia desenhou uma garrafa para um consumo de vinho realmente sustentável. Trata-se de uma garrafa bordalesa, numa versão mais ligeira do que o modelo anterior e que permite, uma redução das emissões de CO2.

A nova garrafa da Verallia é designada de Bordalesa 18,7 Ecova e pesa 145 g; o peso anterior era de 185 g. Esta diferença de 40 g parece não ser muito significativa, mas na verdade é.

A nossa nova garrafa ajuda a reduzir as emissões de CO2 em 22%. É uma percentagem muito boa, que contribui para travar o aumento da temperatura do planeta, um dos nossos objetivos e dos ODS.

A redução do peso da garrafa permite ainda aumentar o número de garrafas a transportar por camião, pelo que deste modo também é possível reduzir a quantidade de CO2 gerado.

E acresce ainda que a capacidade da garrafa é perfeita para o consumo individual. Pois beber com responsabilidade e moderaçāo é essencial.

22%

de redução das

emissões de CO2

22%

de redução

de peso

2.860

garrafas a mais

por camião

Projeto Verallia – Mahou–San Miguel

A nossa fábrica em Burgos e a nossa vizinha Mahou-San Miguel puseram em marcha um projeto conjunto para melhorar a eficiência energética dos seus centros de produção.

Para travar o aumento da temperatura global é necessário reduzir as emissões de CO2. O nosso empenho neste sentido levou-nos a envolver um dos nossos clientes: a fábrica de cervejas Mahou-San Miguel.

A iniciativa consiste em fazer um aproveitamento da energia residual, que é gerada durante a fundição do vidro, no processo de elaboração da cerveja. Deste modo, a Mahou-San Miguel consegue prescindir de uma parte do gás natural necessário.

Com um investimento associado de 2 milhões de euros, o sistema está em pleno funcionamento desde outubro de 2020, permitindo a ambas as empresas melhorar os seus indicadores ambientais.

-60%

de consumo de gás natural

na fábrica da Mahou-San Miguel

-60%

de emissões de CO2

na Mahou-San Miguel

-40%

na temperatura de energia residual

na fábrica da Verallia

-20 %

de redução na nossa pegada de
carbono na Península Ibérica

Todas as nossas fábricas na Península Ibérica já funcionam com 100% de eletricidade verde.

Passo a passo, estamos a fazer e a refazer os nossos processos para reduzir a pegada ambiental das garrafas e frascos de vidro. Desde este ano, temos assegurado 100% do nosso consumo de eletricidade através de energias renováveis.

A electricidade verde é aquela que provém de fontes não fósseis, ou seja, de fontes como a energia eólica, solar, aerotérmica, geotérmica, hidroeléctrica, biomassa, biolíquido e biogás, entre outras.

Utilizando apenas este tipo de fontes, reduziremos a nossa pegada de carbono em aproximadamente 20%, o que corresponde ao Alcance 2, que é a meta para as emissões de CO2 associadas ao consumo de energia elétrica.

Cava Ecova Tradição, uma nova garrafa de cava que minimiza as emissões de CO2

Na Verallia, reduzimos o peso da tradicional garrafa de cava. O novo desenho não altera a qualidade do recipiente nem, claro, as condições de elaboração e conservação da cava. No entanto, ajuda a reduzir as emissões de CO2.

A nossa nova garrafa pesa apenas 775g e é capaz de resistir às exigências do método tradicional de produção.

Esta garrafa, da nossa gama Ecova, reduz as emissões de CO2 em 14% em comparação com uma garrafa de 900g. Além disso, uma garrafa mais leve também tem um impacto positivo no transporte. Pesando menos, utiliza menos combustível e reduz as emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera.

125g

mais leve

-14%

de emissões de CO2