A economia circular é um sistema que se esforça por salvaguardar os recursos naturais, reduzindo as emissões de CO2 e abrandando o aumento do aquecimento global. É por isso que, na Verallia, temos vindo a produzir embalagens de vidro reciclado e a promover a reciclagem há vários anos.

Descarregar pdf

80 %

das embalagens

recicladas até 2024

Dia Internacional da Reciclagem por uma economia mais circular

A economia circular é um processo produtivo que reutiliza repetidamente o mesmo material para o fabrico de novos produtos de consumo. Ou seja, é o sistema mais adequado para travar as alterações climáticas e ser ambientalmente sustentável.

No dia 17 de maio é celebrado o Dia Internacional da Reciclagem em todo o mundo. É o dia em que se reforça a nível global a necessidade imperativa desta prática. É também a base da economia circular.
Na Verallia defendemos este tipo de abordagem. Acreditamos firmemente na necessidade de utilizar material já utilizado. De facto, já estamos a utilizar mais de 50% de material reciclado na produção dos nossos recipientes e pretendemos continuar a aumentar esta percentagem. Quanto menos recursos naturais utilizarmos, melhor será a nossa natureza.

É por isso que encorajamos todos a reciclar tudo o que pode ser reciclado.  E encorajamo-los a depositar as garrafas, os frascos e os recipientes de vidro nos vidrões das vossas localidades. Do lado da  Verallia tudo continuaremos a fazer e a contribuir para melhorar o nosso pequeno grande planeta.

Ver vídeo

Verallia apoia a candidatura de Saragoça a capital europeia da simbiose município-indústria.

Reforçando o seu posicionamento e o foco na sustentabilidade, a Verallia participou na Conferência sobre Sustentabilidade e Economia Circular organizada pelo Clube de Roma, tendo em paralelo subscrito a Declaração para a Economia Circular, na cidade de Saragoça

O grupo espanhol do Clube de Roma, em colaboração com a Universidade de Saragoça, a Câmara Municipal de Saragoça e a cadeira de Sustentabilidade do CEMEX, organizou no Fórum Caixa uma conferência sobre a Economia Circular e a sua relação entre instituições públicas e privadas. A Verallia juntou-se a estas Instituições, num apoio claro a este projeto e aos objetivos que foram definidos, conforme explicou Emanuel Andrade, diretor de supply chain da Verallia Ibéria, e Domingo Franco, diretor da fábrica de Zaragoza.

Neste evento foram discutidos aspetos importantes sobre o tema, como a sensibilização das cidades, das pessoas e das empresas para a importância da sustentabilidade e da economia circular como pilares fundamentais, assim como o estabelecimento de um novo paradigma. Neste contexto, a escolha da cidade de Saragoça não foi um acaso; muito pelo contrário. Esta cidade alberga um cluster de entidades, como o Parque Tecnológico de Reciclagem (PTR), o Complexo de Tratamento de Resíduos Urbanos de Zaragoza (CTRUZ), a Urbaser, a Saica, a CEMEX, Verallia, FCC e muitas outras empresas dedicadas ao tratamento e reconversão de resíduos.

Além disso, a sensibilidade da Câmara Municipal para a neutralidade das emissões, materialzadas em iniciativas como o Bosque de los Zaragozanos, a eletrificação dos autocarros urbanos e a sua predisposição para soluções de economia circular, são um exemplo para todos. A equipa da Verallia reconhece a importância deste projeto e dá-lhe um apoio incondicional.

Como funciona uma fábrica de vidro e como se reciclam os recipientes

A grande vantagem de utilizar recipientes de vidro é que estes podem ser reciclados um número infinito de vezes sem perderem as suas qualidades

Na Verallia utilizamos atualmente cerca de 50% de vidro reciclado na produção de novas garrafas e frascos, mas queremos continuar a aumentar esta percentagem. O nosso objectivo para 2025 é atingir os 59%.

Esta política de ação envolve o compromisso de redução das emissões de CO2 para a atmosfera através da minimização da quantidade de energia utilizada para o funcionamento dos fornos, além de minimizar o depósito de resíduos em aterros sanitários.

16.000

milhões de recipientes

produzidos por ano em todas as fábricas de Verallia

52 %

é a percentagem do vidro reciclado

que utilizamos nas nossas fábricas.

Investimos em fábricas de tratamento

A Casco Ibérico possui uma localização estratégica, já que se situa apenas a 54 km de Madrid, onde são produzidas 118 mil toneladas de resíduos de vidro por ano.

Acresce que atualmente já nos é possível tratar os vidros designados por finos: vidro reciclado tão pequeno que é transformado em areia para o nosso forno.

Internamente processamos 50% do casco de vidro reciclado que utilizamos. Deste modo, podemos controlar todo o processo de fabrico, otimizando a quantidade e a qualidade.

Dispomos ainda de uma unidade de tratamento de casco de vidro nas Canárias: a Recicladora de Canarias S.L., onde lavamos todo o vidro utilizado nas ilhas para que possa voltar a ser fundido na nossa fábrica Vidriera de Canarias (VICSA).

90.000

toneladas de vidro tratado na nossa unidade de Guadalajara.

50%

de casco de vidro é tratado nas fábricas da Verallia

O Dia Mundial da Reciclagem é um dia para comemorar

No dia 17 de maio de cada ano é comemorado o Dia Mundial da Reciclagem. É um dia em que se celebra uma das ações mais importantes para o nosso planeta.

Na Verallia, utilizamos vidro reciclado para produzir vidro novo. Fazemos parte da cadeia de reciclagem e estamos sempre a promover esta atividade, porque os recipientes de vidro são 100% reciclados num número infinito de vezes. É portanto um material circular e totalmente sustentável.

Além disso, por cada 10% de vidro reciclado que utilizamos, reduzimos as nossas emissões de CO2 em 5% e a energia que consumimos em 2,5%.

8

milhões de recipientes de vidro reciclados todos os dias

80%

dos recipientes reciclados é o objetivo para 2025